Home > Notícias > Integração é a palavra-chave da gestão 2022-2024 da SAESP

Integração é a palavra-chave da gestão 2022-2024 da SAESP

Publicado em 24 de janeiro de 2023

Dra. Maria José Carmona
Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP)

União Química: Quais têm sido os principais desafios de sua gestão como presidente da SAESP?

Dra. Maria José: O principal desafio é trazer todos os anestesiologistas do estado de São Paulo para a SAESP. Estamos trabalhando para fortalecer a SAESP e dar mais robustez às ações associativas, com atividades de engajamento dos sócios e estímulo à participação dos profissionais que estão fora da Sociedade, para que eles também se tornem sócios. Defesa profissional e educação continuada são as principais frentes de trabalho da diretoria e os grandes desafios para demonstrarmos o valor da SAESP aos anestesiologistas paulistas.

União Química: No discurso de posse em 2022, a doutora comentou que a principal bandeira da gestão dessa diretoria seria a integração. Como isso tem sido colocado em prática e quais são as próximas ações nesse sentido?

Dra. Maria José: Toda a diretoria da SAESP está engajada na integração das ações entre a capital e o interior do Estado. Tanto o anestesiologista das grandes cidades como aquele que trabalha em um pequeno hospital da menor cidade de São Paulo devem se sentir representados pela SAESP em suas demandas para uma prática de anestesia segura e adequadamente remunerada, bem como na atualização dos conhecimentos que garantem essa prática segura e de qualidade.

Uma das ações já implementadas foi a participação dos secretários regionais nas reuniões regulares da diretoria, ampliando a representatividade da SAESP. A oportunidade de eles participarem nas ações da diretoria permite que tragam as demandas, as informações e as novidades de suas respectivas regiões. Nossa intenção é equalizar ao máximo as condições de trabalho dos anestesiologistas em todo o estado de São Paulo, garantindo que todos tenham acesso à atualização de qualidade com a democratização do conhecimento e da educação continuada, e, claro, com o objetivo final de melhorar os indicadores de segurança do paciente. A integração também tem sido realizada pela participação de sócios nos núcleos científicos da SAESP e do apoio de nossa Sociedade aos centros formadores de especialistas em anestesiologia, tanto aqueles vinculados à Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) como apenas ao Ministério da Educação (MEC).

A maior integração da SAESP com as Sociedades dos demais Estados e com a própria SBA fortalece a anestesiologia brasileira como um todo, sendo essa uma das metas de integração da SAESP. Por outro lado, a integração com outros países está se ampliando, tanto por meio de memorandos de entendimento com grandes Sociedades de anestesiologia quanto por projetos em colaboração com países da América Latina e países africanos de língua portuguesa.

União Química: Como a SAESP pode auxiliar os associados a superar os desafios atuais na área da anestesiologia?

Dra. Maria José: A missão da SAESP é “divulgar conhecimento e atualização nas áreas da anestesiologia com foco na eficiência, na segurança do paciente e do anestesiologista; propiciar o desenvolvimento profissional e apoiar a formação do especialista e a pesquisa científica”. Atuamos na defesa profissional, em interesses específicos dos associados, como condições de trabalho e remuneração. A SAESP tem recursos humanos e estrutura física para dar atenção individualizada às demandas do anestesiologista associado.

Adicionalmente, o evento online, disponível para todos os anestesiologistas, “Fórum SAESP: profissão Anestesiologista” oferece discussões de altíssima qualidade entre grandes nomes da anestesiologia paulista. Esse fórum anual aborda assuntos não científicos, colocando todo enfoque em temas sobre remuneração, aspectos jurídicos, defesa profissional, planejamento financeiro, mercado de trabalho e qualidade de vida, embasando o profissional em aspectos práticos e necessários para sua atuação.

União Química: Quais são os principais projetos e eventos da SAESP para 2023?

Dra. Maria José: Os projetos para 2023 engrandecerão ainda mais a SAESP. O Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) 2023, por exemplo, trará muitas inovações. Percebemos, em meio a extensas pesquisas e muito benchmarking, que o COPA precisava de um novo “ar”, e a SAESP apresentará um congresso vanguardista, repleto de alta tecnologia e novidades. O congressista pode esperar um evento de altíssimo nível, equiparado, se não melhor, aos maiores congressos internacionais de anestesiologia. Investimos em uma consultoria especializada em grandes eventos, e toda a equipe da SAESP e sua diretoria estão comprometidos na organização do congresso a fim de fazer do COPA 2023 uma verdadeira experiência para os participantes. A programação científica do COPA, que inclusive foi lançada durante o Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) no Rio de Janeiro, garantiu centenas de inscrições feitas em nosso estande. Já temos definidos os palestrantes internacionais e nacionais, e os congressistas podem ter certeza de que participarão de um excelente congresso.

Os projetos para 2023 incluem novas publicações editoriais em livros e revistas, além da implantação de projetos para apoio individual ao desenvolvimento profissional e pessoal do anestesiologista, bem como das atividades empreendedoras em grupos ou empresas. 

Em 2023 vamos também manter outros grandes eventos que já entraram no calendário dos anestesiologistas, como o Fórum SAESP: profissão Anestesiologista, e o Simpósio Internacional SAESP, que conta com a participação de inúmeros palestrantes internacionais. Além dos webinares semanais, um novo centro de simulação está em construção, e workshops como o Suporte Avançado em Anestesia Pediátrica (SAAPed) e o Suporte Avançando em Anestesia no Trauma (SuAAT) são alguns exemplos da excelência da educação continuada da SAESP em 2023.


Mais matérias

O Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) de 2023 destacou as tendências, inovações e desafios da área

O COPA deste ano, realizado em São Paulo, foi um sucesso e reuniu especialistas em diversas subespe...

O benefício do uso de anti-inflamatórios em serviços de pronto atendimento

Analgésicos anti-inflamatórios: Uma abordagem eficaz no alívio da dor aguda em pronto atendimento...

VOFLUR® (sevoflurano): um anestésico anacrônico?

O Papel Contínuo do Sevoflurano na Anestesiologia Moderna...