> Home | Conteúdo | Notícias

Conteúdo

Hospital 4.0: as inovações digitais ampliam a segurança e os processos farmacêuticos hospitalares

Com a ampliação de suas atividades clínicas, o farmacêutico é parte do fenômeno da transição demográfica e epidemiológica da sociedade.

19 de abril de 2021


Hospital 4.0: as inovações digitais ampliam a segurança e os processos farmacêuticos hospitalares

Hoje em dia, o mundo vive uma revolução tecnológica 4.01. A integração de diversas tecnologias veio para ficar e na área da saúde não é diferente. Ferramentas como: Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas têm como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da saúde.

Na área hospitalar, o termo hospital 4.01 é utilizado quando a integração dessas tecnologias influenciam2 a comunicação interna do hospital, ampliando diretamente a qualidade do gerenciamento farmacêutico, tornando possível a configuração de um modelo seguro que priorize os fármacos, com a criação de um alerta ao gestor sobre os prazos de validade e relatórios dos lotes próximos ao vencimento ou vencidos.

Tais tecnologias tornam essa logística mais ágil e precisa, inclusive na manutenção da segurança do paciente, já que a automação desses processos pode melhorar significativamente todos os trâmites internos que envolvem controle, estoque e distribuição dos medicamentos com o objetivo central de reduzir desperdícios e erros nas prescrições.

Com a ampliação de suas atividades clínicas,3 o farmacêutico é parte do fenômeno da transição demográfica e epidemiológica da sociedade. Nesse contexto, o profissional contemporâneo atua diretamente na equipe multidisciplinar4 tendo como principais funções promover a qualidade de vida na terapêutica medicamentosa, trabalhar na prevenção e monitoração de eventos adversos e contribuir na prescrição médica para obter resultados clínicos positivos, visando sempre a segurança do paciente.

A constante atualização profissional é importante, pois no setor farmacêutico5 o impacto dessa revolução abrange as esferas industriais, hospitalares e de prestação de serviços. As novas tecnologias chegaram para aperfeiçoar a área farmacêutica trazendo mais eficiência nos processos que envolvem produção de fármacos, telefarmácia, segurança do paciente entre outros.

No Brasil, o panorama atual da revolução digital na área da saúde que propiciou o avanço da Telemedicina é abordado de forma prática no nosso e-book. Baixe o material e saiba mais sobre esse relevante tema que, ao longo do tempo, esteve diretamente ligado ao apoio ao paciente e à democratização dos serviços de saúde.

 

 

Referências:
1. BLOG SENSOR WEB – Tendências para a Farmácia Hospitalar: Profissionais, processos e tecnologia. Disponível em: https://sensorweb.com.br/tendencias-para-a-farmacia-hospitalar-profissionais-processos-e-tecnologia/ Acesso em: 21 de janeiro de 2021.
2. PIXEON – Como potencializar a administração da farmácia hospitalar. Disponível em: https://www.pixeon.com/blog/a-administracao-da-farmacia-hospitalar/ Acesso em: 21 de janeiro de 2021.
3. CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução Nº 585 de 29 de AGOSTO de 2013 – Preâmbulo. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf Acesso em 21 de janeiro de 2021.


Veja também






        Se você é médico, farmacêutico ou é um profissional que atua em outra área na Saúde, cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos.


Conteúdos Específicos por Área Terapêutica, Matérias Exclusivas, Materiais Científicos, Podcasts, Vídeos, Calendário de Eventos por Área e nossa Revista Hospitalar!







Copyright © 2021 União Química. Todos os direitos reservados

x